Todos os Destinos
Todos os Destinos
ILHA DE MARAJÓ
PARÁ - BRASIL
Publicidade
 
ILHA DE MARAJÓ!
Cultura, igarapés e búfalos garantem passeio exótico dentro do Brasil neste verdadeiro paraíso !
Home » Destinos » BRASIL » PARÁ » ILHA DE MARAJÓ
Conheça o Destino Gastronomia daCidade
Sobre a Cidade
Acesso
Onde me Hospedar?
Gastronomia
Pontos Turísticos
Comprinhas
Curiosidades
Informações e Utilidades
Praias
Fotos e Videos
Localização
Previsão do Tempo
Publicidade
ILHA DE MARAJÓ ! Fonte:
Cultura, igarapés e búfalos garantem passeio exótico dentro do Brasil neste verdadeiro paraíso ! PMF/Uol Viagens/ Wikipédia/ Guia 4 Rodas
ILHA DE MARAJÓ

A gastronomia na Ilha de Marajó tem características próprias quando se fala em pratos regionais. E como no artesanato, algumas dessas "receitas" vêm da principal atividade econômica da ilha: o búfalo. O "marketing" se inicia por conta de sua carne possuir menos colesterol do que a bovina. 

O prato mais conhecido chama-se Filé à Marajoara e lembra um pouco o Filé a Parmegiana, pois vem com queijo de búfala derretido por cima dos medalhões, além de acompanhar batata frita e arroz. Fugindo da tradição, há Filés à Marajoara regados com molhos também. Geralmente são de uma fruta (cupuaçu, goiaba, ou manga rosa) com extrato de tomate. 

Outra receita que vem da carne do búfalo é o Frito do Vaqueiro. Bastante comum, o prato leva a Pá (parte dianteira do animal). A carne é cortada em quadrados, deve ser gorda e ter bastante sal. É comum ser cozinhada no fogão de lenha em grandes quantidades. O prato é gorduroso e deve ser pedido com antecedência aos restaurantes da região. Como a carne-seca, fica fora da geladeira. 

Outro prato regional e um tanto exótico é o Caldo de Turu. Trata-se de uma sopa desse molusco, da família da ostra. O interessante é a forma como ele é retirado da natureza, pois o turu cresce dentro da madeira morta que fica na beira da praia, ao contrário da ostra, que fica dentro de uma concha. Lembra uma pequena cobra que pode atingir até 40 cm. O pescador de Turu tem que cortar o tronco para a retirada do molusco. 

Há alguns restaurantes típicos, principalmente em Soure. No entanto, os melhores restaurantes na região ficam nos hotéis. Há ainda diversos quiosques nas praias que servem caranguejo, peixe e, às vezes, Caldo de Turu.

 

http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/ilhademarajo_gastronomia.jhtm


ALBUM DE FOTOS
 

 

INSTITUCIONAL
Home
Agências
Sobre
Politica de Privacidade
Fale Conosco
SERVIÇOS
Hotel ou Serviço
Divulgação para Agências
Anuncie
 
 
DESTINOS
PRADO
NATAL
PRAIA DO FORTE
ANGRA DOS REIS
PORTO DE GALINHAS
RECIFE
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Esoviajar - Qual destino você quer conhecer hoje? Todos os Direitos Reservados 2020.