Todos os Destinos
Todos os Destinos
ILHÉUS
BAHIA - BRASIL
Publicidade
 
ILHÉUS!
O maior balneário da Bahia e a terra de ´Gabriela, Cravo e Canela´
Home » Destinos » BRASIL » BAHIA » ILHÉUS
Conheça o Destino Gastronomia daCidade
Sobre a Cidade
Acesso
Onde me Hospedar?
Gastronomia
Pontos Turísticos
Comprinhas
Curiosidades
Informações e Utilidades
Praias
Fotos e Videos
Localização
Previsão do Tempo
Publicidade
ILHÉUS ! Fonte:
O maior balneário da Bahia e a terra de ´Gabriela, Cravo e Canela´ PMF/Uol Viagens/ Wikipédia/ Guia 4 Rodas
ILHÉUS

Ilhéus oferece uma grande variedade de delícias, com destaque para peixes, lagostas, camarões, carangueijos, mariscos, pitús (espécie de lagosta de água doce), frutas nativas e o chocolate tradicional, feito com o cacau plantado na região.

Comidas típicas como bobó de camarão e acarajé, são encontradas com facilidade em diversos bares e restaurantes da cidade, e com algumas tradicionais baianas em seus carrinhos pelo centro.

Muitos restaurantes oferecem show de música ao vivo com artistas da região, o que torna a refeição mais interessante.

Para saborear delícias do mar, o Restaurante Armação é bastante indicado, pois além de usar produtos frescos, pode-se perceber a influência dos temperos baianos, sugerimos o peixe assado na folha de bananeira.

Um fato curioso da região é que lá encontramos bastante influência da cultura árabe, principalmente em relação à gastronomia, já que diversas famílias de origem árabe optaram por viver neste paraíso natural. Pode-se inclusive perceber esta influência na obra de Jorge Amado, onde aparece Nacib, um árabe dono no Bar Vesúvio, no livro "Gabriela, Cravo e Canela".

O Bar Vesúvio, que ficou conhecido por ter sido a casa de Gabriela e Nacib, existe e é uma parada obrigatória para quem vai ao centro histórico, pois além da atmosfera literária, o bar tem um quibe muito famoso, que dizem ter sabor de Gabriela, basta provar para descobrir.

Lá o visitante também pode sentar-se ao lado de Jorge Amado (estátua), tirar umas fotos e até tomar um cafezinho admirando a Catedral de São Sebastião. O bar abre as 10h e segue funcionando até o último cliente que entra depois da meia-noite.

Para conhecer melhor a "Capital Turística da Costa do Cacau", muitos visitantes se interessam pelo passeio pelas Fazendas do Cacau, onde tem a chance de conhecer as etapas do plantio desta fruta, a extração da amêndoa e além de aprender a fabricar chocolates artesanais e degustá-lo.

A principal fazenda que oferece esta atividade é a Primavera, que existe desde 1816 e abriga um museu com mobiliário e documentos da época do Império.

A Fazenda Renascer (BA-262, Ilhéus em direção a Uruçuca, após 25 km, virar à direita e percorrer mais 4,5 km em estrada de terra) também oferece esta atividade, mas também costuma receber visitas por ter abrigado as gravações da novela Renascer, da TV Globo.

Seguindo a linha do cacau, existe a oito quilômetros do centro de Ilhéus uma construção aconchegante em estilo holandês que abriga a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste. Lá existe uma loja, onde o visitante pode saborear chocolates, comprar presentes, também aprender sobre o processo de fabricação do chocolate.

E para fechar o passeio com chave de ouro, lá existe também uma minifazenda e um painel para tirar fotos como os personagens Gabriela e Nacib.

Depois de muita pimenta e chocolates, sob o sol quente baiano, além da água de côco, nada melhor para refrescar do que um sorvete caseiro produzido a partir de frutas regionais de época, como côco, maracujá, cajá, jaca, açaí, umbu, jenipapo e cacau.

Vale a pena provar também delícias como doces de jenipapo, cacau, leite e jaca; com certeza será um sabor novo e inesquecível para os paladares desacostumados.

Todo o encanto de Ilhéus e seus sabores vão lhe apaixonar!


ALBUM DE FOTOS
 

 

INSTITUCIONAL
Home
Agências
Sobre
Politica de Privacidade
Fale Conosco
SERVIÇOS
Hotel ou Serviço
Divulgação para Agências
Anuncie
 
 
DESTINOS
CARUARU
MANAUS
ILHA DE ITAPARICA
GRAVATÁ
PANTANAL
MACEIÓ
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Esoviajar - Qual destino você quer conhecer hoje? Todos os Direitos Reservados 2021.